quarta-feira, 1 de abril de 2009















Jovens e suas dependências


•Progressivamente os jovens e todas as pessoas deixaram de apenas consumir ou utilizar as coisas. Utilizam-nas de tal modo que, por vezes, passam a guiar a sua vida em função delas. Estamos então a falar das dependências, um fenômeno com que nos deparamos não só nos dias de hoje mas desde sempre.Mas, atualmente as dependências da nossa sociedade não são apenas dependências químicas, como o tabagismo, ou o alcoolismo. Vivemos numa sociedade modernizada, sociedade esta que apresenta outros perigos. Dependência do telemóvel, da Internet, do jogo , das compras ou mesmo dependência sexual, são realidades mais comuns do que as pessoas podem pensar.No entanto ninguém fica viciado a partir do primeiro contato com a substância ou atividade. Ocorre sempre um processo, mais ou menos longo antes de isso acontecer.A pessoa começa por experimentar, passa depois a uma situação de abuso ou uso nocivo, iniciando-se os problemas familiares, psicológicos ou sociais, ficando por fim dependente, estado onde perde o controlo e não consegue deixar de praticar tal atividade.O dependente é, portanto, alguém que desenvolve um comportamento que em grande parte não consegue controlar.

Dependência do álcool


























Quanto mais cedo jovens começam a beber, maior a chance de alcoolismo
Álcool em idades precoce pode levar a alterações nas funções cerebrais.Mudanças no cérebro, por sua vez, levariam a beber com menos controle.


O álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito, e aparece em 70% das autópsias das mortes violentas .


O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos

.

C aso da jovem Raquel




•Pais divulgam fotos horríveis de filha morta por uso de drogas: A jovem universitária Raquel, de apenas 21 anos, morreu por overdose de droga injetável em seu quarto em maio de 2000. Dois anos depois, seus próprios pais eles decidiram publicar na ernet fotos que mostram como ela foi encontrada por eles. Querem que essas imagens chocantes sirvam de alerta para algum outro jovem curioso, que esteja pensando em buscar liberdade ou fuga no caminho errado






Dependência de drogas





O jovem, iludido por palavras
vãs, começa pela droga leve e
por pequenas doses. Ao
aceitar o primeiro cigarro de
marijuana ignora, ainda, que
está a dar o primeiro passo
para uma escalada que
acabará por destruí-lo



Milhares de jovens são já toxicodependentes. Estão por isso a perder os seus melhores anos. Todos os prazeres e interesses da vida se vão perdendo. A alegria, a curiosidade, a sensibilidade, a amizade, o respeito pelos outros, a sexualidade vão progressivamente desaparecendo. É uma juventude perdida.... uma vida perdida





Dependentes do tabaco





Os jovens começam a fumar cada vez mais cedo.



O consumidor pode experimentar sensações reconfortantes, favorecimento da memória, redução da agressividade, diminuição do aumento do peso e do apetite em relação aos doces ou relaxamento. No entanto são apenas as conseqüências que este sente no momento em que está a fumar.



Vício nas novas tecnologias

•As novas tecnologias não apenas tornam a vida mais fácil, mas também produzem mudanças nos hábitos. O uso compulsivo podem provocar
•patologias


Um fato importante é que o consumo excessivo destas tecnologias emoldura-se dentro dos padrões da sociedade moderna, por isso o indivíduo não costuma ser consciente do seu problema. Assim, as pessoas afetadas, embora percam o seu poder de auto-controlo, não costumam pedir ajuda


Consumismo



Os dependentes são na maioria mulheres jovens.





Os consumistas acabam por ter muitos problemas financeiros e sociais. Entram em depressão por não conseguirem evitar comprar compulsivamente, tendo então que procurar ajuda.





Dependência do jogo






Quando uma pessoa é dependentes de jogos é muito comum terem depressão, transtornos de ansiedade.





Apostam tudo... O
ordenado, a casa...
tudo aquilo que
possuem. Isto leva a
que se degradem as
relações, a que fique
sem um teto para
viver, a não terem
nada na vida.





Dois fatos sobre vícios com jogos:



Chinês viciado em internet morre após sete dias jogando
online:


Um jovem de 26 anos, chinês, após participar numa maratona de jogos online que durou 7 dias morre de ataque cardíaco. A verdade é que a notícia também adianta que o jovem pesava 150 Kg, mas é um fato que uma das conseqüências de passar muitas horas em frente ao PC é o aumento de peso (devido à falta de exercício).

Jovem de 13 anos suicida-se após jogar 26 horas seguidas de
Warcraft:


A criança juntou uma nota de suicídio afirmando que se queria juntar aos heróido jogo que adorava. Após a análise do histórico escolar, do diário e da nota de suicídio, as autoridades responsáveis concluíram que a criança era viciada em jogos e internet



Dependência sexual


Os dependentes buscam a satisfação sexual, embora esta não seja alcançada com o orgasmo.




Esta dependência também é conhecida como Desejo Sexual Hiperativo (DSH) e manifesta-se pelo descontrolo da motivação sexual.



‘‘Que o JOVEM tenha espaço de lazer
Que o JOVEM tenha direito realizado de estudar
Que o JOVEM tenha condição de viver e não de sobreviver.
A
JUVENTUDE não é futuro,sua hora é agora!!!’’
Deixe seu Comentario .Obrigado.Leandro de Almeida Caldo

13 comentários:

  1. Ficou d+...Gosteii lê!!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. fikou foda!!muiito bom

    ResponderExcluir
  3. achei Ótimo,pra lá de bom!!
    textos interessantes,fotos impactantes..valeuu??!!
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Leandro, é bom saber que um ex-aluno de nossa escola está transmitindo ensinos tão significativos e que transmitem alerta aos malefícios dos vícios. Parabéns, e sucessos!
    Professora Solange de Nioaque - Ms

    ResponderExcluir
  5. Leandro, é bom saber que um ex-aluno de nossa escola está transmitindo ensinos tão significativos e que transmitem alerta aos malefícios dos vícios. Parabéns, e sucessos!
    Professoras Solange e Neuzeli de Nioaque - Ms

    1 de Abril de 2009 18:21

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Nossa se foi mesmo que escreveu tudo isso Leandro, gostaria de fala que você tem o dom para o jornalismo cara, é uma profissão que você devia tentar, ficou muito bom o blog!

    abraços

    douglas!

    ResponderExcluir
  8. Fico BOM hein LÊ!Parabéns!
    An

    ResponderExcluir
  9. achei muito massa!!!isso mesmo esta no caminho certo,ermao adorei!!!!
    eu tenho uma dessas dependencias,mas prefiro nao comentar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    parabenssss

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkk..

    nem qero saber!
    mais valeu !!
    bjos

    ResponderExcluir